ALERGIA ALIMENTAR COMO UMA DAS DIMENSÕES DA INCLUSÃO NA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palabras clave:
Formação humana, Formação docente, Educação Inclusiva.Resumen
Este trabalho se propõe a discutir uma das dimensões da Inclusão, pouco discutida no contexto daprática docente na Educação Infantil: Alergia Alimentar. A temática pressupõe a compreensão dainterface das áreas Educação e Medicina, na perspectiva da formação humana. O texto apresentafundamentação teórica dos campos Educação e Medicina com o intuito de preconizar algumasconsiderações sobre a Alergia Alimentar em crianças, no contexto da Educação Infantil. Somam-se aesses pressupostos as inferências das autoras a partir dos relatos de mães de crianças com AlergiaAlimentar, como elementos problematizadores sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil.Tais relatos evidenciam a relevância social e acadêmica da temática sinalizando a necessidade deampliação e de aprofundamento da temática apresentada nesse artigo. O presente estudo sintetiza queapesar do cuidar e o educar na Educação Infantil serem respaldados na legislação e por estudos epesquisas como premissas constitutivas das práticas e propostas pedagógicas na Educação Infantil, emse tratando dos casos de Alergia Alimentar o direito ao atendimento, de forma a assegurar o bem estar,saúde, a formação para a autonomia e a interação com os pares, na perspectiva da inclusão seapresenta como um desafio posto, uma vez que algumas práticas pedagógicas convergem em ações decunho excludente e até mesmo expõem as crianças alérgicas à situações que agravam seu estado desaúde e bem estar. Alergia Alimentar é uma questão complexa que merece investigação e estudos noscampo da Medicina e da Educação.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado