ALERGIA ALIMENTAR COMO UMA DAS DIMENSÕES DA INCLUSÃO NA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Gisella de Souza Almeida Faculdade Araguaia
  • Marise Helena Cardoso Tofoli PUC/Goiás
  • Valdirene Alves de Oliveira Universidade Estadual de Goiás

Palabras clave:

Formação humana, Formação docente, Educação Inclusiva.

Resumen

Este trabalho se propõe a discutir uma das dimensões da Inclusão, pouco discutida no contexto daprática docente na Educação Infantil: Alergia Alimentar. A temática pressupõe a compreensão dainterface das áreas Educação e Medicina, na perspectiva da formação humana. O texto apresentafundamentação teórica dos campos Educação e Medicina com o intuito de preconizar algumasconsiderações sobre a Alergia Alimentar em crianças, no contexto da Educação Infantil. Somam-se aesses pressupostos as inferências das autoras a partir dos relatos de mães de crianças com AlergiaAlimentar, como elementos problematizadores sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil.Tais relatos evidenciam a relevância social e acadêmica da temática sinalizando a necessidade deampliação e de aprofundamento da temática apresentada nesse artigo. O presente estudo sintetiza queapesar do cuidar e o educar na Educação Infantil serem respaldados na legislação e por estudos epesquisas como premissas constitutivas das práticas e propostas pedagógicas na Educação Infantil, emse tratando dos casos de Alergia Alimentar o direito ao atendimento, de forma a assegurar o bem estar,saúde, a formação para a autonomia e a interação com os pares, na perspectiva da inclusão seapresenta como um desafio posto, uma vez que algumas práticas pedagógicas convergem em ações decunho excludente e até mesmo expõem as crianças alérgicas à situações que agravam seu estado desaúde e bem estar. Alergia Alimentar é uma questão complexa que merece investigação e estudos noscampo da Medicina e da Educação.

Biografía del autor/a

Gisella de Souza Almeida, Faculdade Araguaia

Faculdade Araguaia

Marise Helena Cardoso Tofoli, PUC/Goiás

PUC/Goiás

Valdirene Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Universidade Estadual de Goiás

Publicado

2014-04-01

Número

Sección

Artigos