ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (OGMs): UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA CIDADANIA CRÍTICA E CONSCIENTE
Keywords:
genética molecular, ensino médio, aprendizagem.Abstract
Organismos nos quais foi introduzido DNA de outra espécie (transgênicos) ou DNA modificado da mesma espécie são chamados de organismos geneticamente modificados (OGMs). Diante de tantas discussões e questionamentos que existem sobre o assunto OGMs, foi desenvolvida essa pesquisa com o objetivo principal de investigar os processos de aquisição de conhecimento dos alunos do terceiro ano do ensino médio, a respeito do tema organismos geneticamente modificados. As informações apresentadas no presente trabalho foram obtidas através da aplicação de um questionário para 172 alunos que cursam o terceiro ano do ensino médio em quatro escolas da rede estadual de ensino, do muniípio de Anápolis-Goiás, Brasil. Os dados analisados mostraram que a maioria dos alunos pesquisados já ouviu falar sobre o tema pesquisado, mas ao mesmo tempo, grande parte deles possui pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto. Apesar do tema sobre OGMs ser frequentemente discutido pela mídia, o conhecimento da maioria dos estudantes é, ainda, vago e superficial. Diante das informações levantadas, é possível perceber que as mudanças no modo de ensino das escolas são necessárias. É preciso que os professores desenvolvam aulas interessantes e produtivas, que buscam a formação de cidadãos críticos, conscientes, responsáveis e acima de tudo, atualizados.Downloads
Issue
Section
License
The copyright of the published articles will be transferred to the Uniaaraguaia Magazine, allowing its subsequent reproduction as transcription and with due citation of source. In the event of acceptance and before the publication of the article, the plaintiff (s) shall write a statement formally transferring copyright to the magazine.
The author may also print and distribute copies of his article, provided that he mentions that the rights belong to the Uniaaraguaia Magazine.
Author rights include the right to reproduce in full or partly by any means, distribute this article, including figures and photographs.
By submitting originals to the Uniaaraguaia magazine, the author or authors express agreement with the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant Uniaraguaia magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-expiration distribution of the work version published in this magazine (eg publish in institutional repository or as book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work.