ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (OGMs): UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA CIDADANIA CRÍTICA E CONSCIENTE
Palabras clave:
genética molecular, ensino médio, aprendizagem.Resumen
Organismos nos quais foi introduzido DNA de outra espécie (transgênicos) ou DNA modificado da mesma espécie são chamados de organismos geneticamente modificados (OGMs). Diante de tantas discussões e questionamentos que existem sobre o assunto OGMs, foi desenvolvida essa pesquisa com o objetivo principal de investigar os processos de aquisição de conhecimento dos alunos do terceiro ano do ensino médio, a respeito do tema organismos geneticamente modificados. As informações apresentadas no presente trabalho foram obtidas através da aplicação de um questionário para 172 alunos que cursam o terceiro ano do ensino médio em quatro escolas da rede estadual de ensino, do muniípio de Anápolis-Goiás, Brasil. Os dados analisados mostraram que a maioria dos alunos pesquisados já ouviu falar sobre o tema pesquisado, mas ao mesmo tempo, grande parte deles possui pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto. Apesar do tema sobre OGMs ser frequentemente discutido pela mídia, o conhecimento da maioria dos estudantes é, ainda, vago e superficial. Diante das informações levantadas, é possível perceber que as mudanças no modo de ensino das escolas são necessárias. É preciso que os professores desenvolvam aulas interessantes e produtivas, que buscam a formação de cidadãos críticos, conscientes, responsáveis e acima de tudo, atualizados.Descargas
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado