FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONHECIMENTO, SABERES, IDENTIDADE PROFISSIONAL E PRÁTICA REFLEXIVA

Authors

Keywords:

Formação de professores, Identidade profissional, Conhecimento e saberes docentes, Prática reflexiva.

Abstract

Neste artigo são abordadas discussões acerca da carreira docente e dos saberes profissionais, tendo como ponto de partida a formação inicial, e está dividido em três etapas: identidade e profissionalização, conhecimento e saberes docentes, e a formação do professor reflexivo. Resultado de pesquisa bibliográfica em literatura especializada, este artigo está sustentado por trabalhos realizados por diversos pesquisadores e pesquisadoras, em âmbito nacional e internacional, entre os quais destacam-se: Zeichner (1993; 2008), Gatti (1996; 2013), Pimenta (1997; 2002), Guimarães (2004), Tardif (2011) e Maciel (2012). Acreditamos que levar tais discussões ao contexto da formação de professores, seja ela inicial ou continuada, possibilita compreender as conjunturas que perpassam o processo formativo e a atuação profissional docente.

Author Biography

João Carlos de Lima Neto, Universidade Federal de Goiás

Atualmente é licenciando em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFG e mestrando no Programa de Pós-graduação em Geografia (linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Geografia) do Instituto de Estudos Socioambientais da UFG, onde licenciou-se em Geografia (2012-2016), período no qual atuou como monitor da disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia (2015-2016) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - subprojeto interdisciplinar do campus de Goiânia que envolve os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas e Geografia (2014-2016). Tem interesse pelas temáticas relacionadas à educação, com ênfase em formação de professores, escola de tempo integral, ensino de Geografia nos anos iniciais, espaços formais e não formais de educação, interdisciplinaridade e projetos de intervenção pedagógica.

Additional Files

Published

2016-07-31

Issue

Section

Articles