A MEDIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTILOS DE PROFESSORES QUE MELHOR TRANSMITEM O CONTEÚDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOB A PERSPECTIVA DOS DISCENTES
Abstract
Neste artigo será analisado o desenvolvimento do trabalho do professor em sala de aula. Objetiva-se discorrer acerca dos estilos de professores, bem como as atividades desenvolvidas pelo docente e sua importância para auxiliar no processo de aprendizagem do aluno na construção do seu conhecimento. A metodologia qualitativa, que é a forma de abordagem da pesquisa, foi realizada mediante aplicação de questionário com perguntas fechadas, com as quais foram categorizados os estilos de professores e seus métodos de ensino. Dessa maneira, a análise desenvolvida, por meio de pesquisas bibliográficas, tem como corpus os discursos de livros, teses acadêmicas e artigos científicos sobre a questão. Buscou-se, assim, mapear tais discursos para compreender como se constitui a importância da qualificação técnica e dos conhecimentos pedagógicos para que o professor consiga auxiliar o aluno na construção do saber acadêmico e o seu desenvolvimento profissional. Os resultados denotam que os estudantes de Ciências Contábeis preferem professores com perfil mais prático e que tenham domínio das rotinas do escritório de contabilidade e de um departamento contábil, ou seja, ao ingressarem no ensino superior buscam qualificação para atuarem no mercado de trabalho.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyright of the published articles will be transferred to the Uniaaraguaia Magazine, allowing its subsequent reproduction as transcription and with due citation of source. In the event of acceptance and before the publication of the article, the plaintiff (s) shall write a statement formally transferring copyright to the magazine.
The author may also print and distribute copies of his article, provided that he mentions that the rights belong to the Uniaaraguaia Magazine.
Author rights include the right to reproduce in full or partly by any means, distribute this article, including figures and photographs.
By submitting originals to the Uniaaraguaia magazine, the author or authors express agreement with the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant Uniaraguaia magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-expiration distribution of the work version published in this magazine (eg publish in institutional repository or as book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work.