FROM REFLECTIVE THOUGHT TO REFLECTION-ACTION: PROPOSITIONS AND QUESTIONS FOR THE FORMATION OF THE TEACHERS OF HISTORY

Authors

  • Caio Corrêa Derossi Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Keywords:

formação de professores, professor reflexivo, reflexão na educação,

Abstract

The text deals with the contributions of the authors John Dewey, Donald Schon and Kenneth Zeichner on theories of reflection and action for the educational processes and the formation of teachers. Under the aegis of such theoretical assumptions, some provocations will be made about the formation of history teachers and approximations between theories and their practical possibilities.

Author Biography

Caio Corrêa Derossi, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Linha de pesquisa 1: Formação de Professores: Sujeitos e Práticas. Graduado (2018) em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Viçosa. Aluno-pesquisador e bolsista de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no Centro de Vocação Tecnológica (CVT), da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), entre os anos de de 2013-2014. É aluno-integrante, desde 2016, do grupo de pesquisa Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEP), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq, do Departamento de Educação da UFV. Entre fevereiro\2017 e fevereiro/2018 foi bolsista Capes\CNPq, do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No ano de 2017 integrou o Grupo de Estudo "Ética na Educação", filiado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Conhecimento e Processos Educativos e ao Grupo de Estudo dos Clássicos Contemporâneos em Educação (GECCE). É membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da Universidade Federal de Viçosa, no período de 2017\2018. Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Monitor nível I (2018) da disciplina Psicologia e Desenvolvimento da Aprendizagem (EDU 117), na Universidade Federal de Viçosa. Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência e Narrativas.

 

Published

2019-03-15

Issue

Section

Articles