DO PENSAMENTO REFLEXIVO À REFLEXÃO-AÇÃO: PROPOSIÇÕES E DÚVIDAS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA

Autores/as

  • Caio Corrêa Derossi Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Palabras clave:

formação de professores, professor reflexivo, reflexão na educação,

Resumen

O texto versa sobre as contribuições dos autores John Dewey, Donald Schon e Kenneth Zeichner sobre as teorias de reflexão e de ação para os processos educativos e para a formação de professores. Sob à égide de tais pressupostos teóricos, algumas provocações serão realizadas acerca da formação dos professores de História e aproximações entre as teorias e suas possibilidades práticas.

Biografía del autor/a

Caio Corrêa Derossi, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Linha de pesquisa 1: Formação de Professores: Sujeitos e Práticas. Graduado (2018) em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Viçosa. Aluno-pesquisador e bolsista de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no Centro de Vocação Tecnológica (CVT), da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), entre os anos de de 2013-2014. É aluno-integrante, desde 2016, do grupo de pesquisa Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEP), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq, do Departamento de Educação da UFV. Entre fevereiro\2017 e fevereiro/2018 foi bolsista Capes\CNPq, do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No ano de 2017 integrou o Grupo de Estudo "Ética na Educação", filiado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Conhecimento e Processos Educativos e ao Grupo de Estudo dos Clássicos Contemporâneos em Educação (GECCE). É membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da Universidade Federal de Viçosa, no período de 2017\2018. Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Monitor nível I (2018) da disciplina Psicologia e Desenvolvimento da Aprendizagem (EDU 117), na Universidade Federal de Viçosa. Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência e Narrativas.

 

Publicado

2019-03-15

Número

Sección

Artigos