EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CAMINHOS TENSOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Keywords:
educação – inclusão – interação – formação docenteAbstract
A perspectiva da educação inclusiva constitui uma reflexão dialética sobre a concepção histórica do conceito de inclusão e sua relação com a educação na interface com o potencial da formação e do trabalho docente. Considerou-se aspectos históricos, sociais, políticos, culturais e econômicos, tendo como base as contribuições que fundamentam idéias de formação contemporânea. No transcurso da história estão presentes novos redimensionamentos técnico científicos, que objetivaram o desenvolvimento social em distintas dimensões. A produção cultural tornou-se temática para a educação e formação do professor, correspondeu a processos de produção simbólica no sentido de legitimar a lógica do consumismo. Uma razão idealista é possibilitada na construção da sociedade, assim como o acirramento do potencial ideológico. Reconhecer a educação inclusiva no contexto social se confunde com o sentido de interação frente à complexidade de sua concretização. A conciliação idealizada entre inclusão e interação manifesta sua ambigüidade, confere adaptação aos objetivos da realidade social administrada e arrisca fortalecer uma noção de inclusão regida pela fragmentação de seu sentido, distanciando a educação inclusiva do pensamento crítico no âmbito da formação e do trabalho docente. O objetivo de suscitar essa discussão não esgota as possibilidades de ampliar a reflexão e o enfrentamento das contradições inerentes a inclusão no sentido de subsidiar uma educação verdadeiramente humana e fortalecer os estudos no âmbito acadêmico sobre suas perspectivas e significados.Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyright of the published articles will be transferred to the Uniaaraguaia Magazine, allowing its subsequent reproduction as transcription and with due citation of source. In the event of acceptance and before the publication of the article, the plaintiff (s) shall write a statement formally transferring copyright to the magazine.
The author may also print and distribute copies of his article, provided that he mentions that the rights belong to the Uniaaraguaia Magazine.
Author rights include the right to reproduce in full or partly by any means, distribute this article, including figures and photographs.
By submitting originals to the Uniaaraguaia magazine, the author or authors express agreement with the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant Uniaraguaia magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-expiration distribution of the work version published in this magazine (eg publish in institutional repository or as book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work.