EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CAMINHOS TENSOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Ms Márcia Ferreira Torres Pereira Faculdade Araguaia; Universidade Federal de Goiás

Palabras clave:

educação – inclusão – interação – formação docente

Resumen

A perspectiva da educação inclusiva constitui uma reflexão dialética sobre a concepção histórica do conceito de inclusão e sua relação com a educação na interface com o potencial da formação e do trabalho docente. Considerou-se aspectos históricos, sociais, políticos, culturais e econômicos, tendo como base as contribuições que fundamentam idéias de formação contemporânea. No transcurso da história estão presentes novos redimensionamentos técnico científicos, que objetivaram o desenvolvimento social em distintas dimensões. A produção cultural tornou-se temática para a educação e formação do professor, correspondeu a processos de produção simbólica no sentido de legitimar a lógica do consumismo. Uma razão idealista é possibilitada na construção da sociedade, assim como o acirramento do potencial ideológico. Reconhecer a educação inclusiva no contexto social se confunde com o sentido de interação frente à complexidade de sua concretização. A conciliação idealizada entre inclusão e interação manifesta sua ambigüidade, confere adaptação aos objetivos da realidade social administrada e arrisca fortalecer uma noção de inclusão regida pela fragmentação de seu sentido, distanciando a educação inclusiva do pensamento crítico no âmbito da formação e do trabalho docente. O objetivo de suscitar essa discussão não esgota as possibilidades de ampliar a reflexão e o enfrentamento das contradições inerentes a inclusão no sentido de subsidiar uma educação verdadeiramente humana e fortalecer os estudos no âmbito acadêmico sobre suas perspectivas e significados.

Biografía del autor/a

Ms Márcia Ferreira Torres Pereira, Faculdade Araguaia; Universidade Federal de Goiás

 

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora do Estágio em Educação Infantil e Ensino Fundamental da Faculdade de Educação da UFG. Realiza pesquisa no Núcleo de Acessibilidade da UFG e no Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociedade, Subjetividade e Educação da FE/UFG. Atualmente atua como professora das disciplinas Educação Inclusiva I e II da Faculdade Araguaia de Goiânia – Go.

Publicado

2012-04-15

Número

Sección

Artigos