WALLON E A AFETIVIDADE NO CONTEXTO PSICOPEDAGÓGICO
Keywords:
Psicopedagogia Institucional e Clínica, Afetividade, AprendizagemAbstract
O presente artigo tem como objetivo compreender a teoria de walloniana, analisando as contribuições as teorias de Wallon em relação a afetividade, buscando assim associar sua essencialidade na ação psicopedagógica, por meio da aprendizagem. Atribui-se que a interação é essencial para a criação de possibilidade da afetividade no ambiente sócio-educativo. Para a elaboração deste artigo foi utilizado como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, tendo como base teórica Henri Wallon e diversos de seus interpretadores que, possibilitaram a obtenção de uma visão mais ampla sobre a aprendizagem na psicopedagogia, nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Assim, no decorrer deste estudo foi elaborado três capítulos. O primeiro aborda o percurso da vida de Wallon e suas teorias na perspectiva da aprendizagem, abordando suas contribuições para a dimensão psíquica, intelectual e social, o segundo enfatiza a relação entre afetividade e a aprendizagem em que apropriam-se de conceitos desmitificados porém, ambos são indissociáveis, já no terceiro capítulo atribui-se a teoria de Wallon e a afetividade no contexto das intervenções psicopedagógicas, associando a essencialidade da afetividade para a ação do psicopedagogo, especificamente na área clínica. A partir da presente pesquisa foi possível concluir a afetividade na perspectiva de Wallon é o principal vetor entre cognição e interação, para que, assim, promova uma aprendizagem no processo psicopedagógico.
Palavras-chave: Wallon; Afetividade; Aprendizagem; Cognição; Interação.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyright of the published articles will be transferred to the Uniaaraguaia Magazine, allowing its subsequent reproduction as transcription and with due citation of source. In the event of acceptance and before the publication of the article, the plaintiff (s) shall write a statement formally transferring copyright to the magazine.
The author may also print and distribute copies of his article, provided that he mentions that the rights belong to the Uniaaraguaia Magazine.
Author rights include the right to reproduce in full or partly by any means, distribute this article, including figures and photographs.
By submitting originals to the Uniaaraguaia magazine, the author or authors express agreement with the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant Uniaraguaia magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-expiration distribution of the work version published in this magazine (eg publish in institutional repository or as book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work.