WALLON E A AFETIVIDADE NO CONTEXTO PSICOPEDAGÓGICO
Palabras clave:
Psicopedagogia Institucional e Clínica, Afetividade, AprendizagemResumen
O presente artigo tem como objetivo compreender a teoria de walloniana, analisando as contribuições as teorias de Wallon em relação a afetividade, buscando assim associar sua essencialidade na ação psicopedagógica, por meio da aprendizagem. Atribui-se que a interação é essencial para a criação de possibilidade da afetividade no ambiente sócio-educativo. Para a elaboração deste artigo foi utilizado como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, tendo como base teórica Henri Wallon e diversos de seus interpretadores que, possibilitaram a obtenção de uma visão mais ampla sobre a aprendizagem na psicopedagogia, nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Assim, no decorrer deste estudo foi elaborado três capítulos. O primeiro aborda o percurso da vida de Wallon e suas teorias na perspectiva da aprendizagem, abordando suas contribuições para a dimensão psíquica, intelectual e social, o segundo enfatiza a relação entre afetividade e a aprendizagem em que apropriam-se de conceitos desmitificados porém, ambos são indissociáveis, já no terceiro capítulo atribui-se a teoria de Wallon e a afetividade no contexto das intervenções psicopedagógicas, associando a essencialidade da afetividade para a ação do psicopedagogo, especificamente na área clínica. A partir da presente pesquisa foi possível concluir a afetividade na perspectiva de Wallon é o principal vetor entre cognição e interação, para que, assim, promova uma aprendizagem no processo psicopedagógico.
Palavras-chave: Wallon; Afetividade; Aprendizagem; Cognição; Interação.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado