CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO NAS CONDIÇÕES ATUAIS

Autores/as

  • Gleiciane Sabino Mateus Andrade Centro Universitário Araguaia
  • Odiones de Fãtima Borda

Palabras clave:

Extensão Universitária. Curricularização da Extensão. Política Pública

Resumen


O objetivo da pesquisa é analisar as políticas que regem a curricularização da extensão universitária e os desafios para sua implementação, relatando propostas que estão sendo discutidas em algumas Instituições de Ensino Superior "“ IES brasileiras. A pesquisa visa descrever as principais diretrizes para a curricularização da extensão universitária, bem como analisar na literatura o processo de implementação da curricularização da extensão relatado por algumas universidades, identificando os possíveis desafios enfrentados no processo de implementação das atividades de extensão no currículo universitário. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, de cunho descritivo e documental. O levantamento de artigos foi realizado em publicações dos bancos de dados do Scientific Electronic Library Online (Scielo), periódicos da Capes e Google acadêmico. Outras fontes de dados importantes foram os documentos oficiais que tratam da curricularização da extensão, tal qual as publicações e debates disponíveis na página do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX). Os resultados da pesquisa apontam que há documentos oficiais que regularizam e preveem a avaliação das atividades de extensão, auxiliando o processo de curricularização, mas ainda persistem dúvidas e muitos desafios quando se pensa em implementar extensão nos currículos, tanto nas instituições públicas, quanto nas privadas.

Biografía del autor/a

Gleiciane Sabino Mateus Andrade, Centro Universitário Araguaia

Graduada em Fisioterapia (IEPO), especialista em Fisioterapia Traumato-ortopédica (UCB), Pós-graduanda em Docência Universitária na Uniraguaia.

Odiones de Fãtima Borda

Graduada em Ciências Sociais (UFG) e Geografia - Licenciatura (Unip); especialista em Gestão Universitária (UniEVANGÉLICA); Mestre e Doutora em Geografia (UFG). Atua como assessora na Coordenação de Avaliação e Supervisão da Pró-Reitoria de Graduação da PUC GOIÁS, é membro da CPA na mesma instituição. É professora nos cursos de Pós-graduação lato sensu em Docência Universitária da PUC Goiás e da UniAraguaia.

Publicado

2022-02-24

Número

Sección

Artigos