ESCOLAS PANTANEIRAS: O SONHO QUE NÃO VIROU REALIDADE
Palabras clave:
Escolas Pantaneiras. Educação. Cultura.Resumen
As Escolas Pantaneiras se localizam no Pantanal de Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste e estão vinculadas à Secretaria Municipal de Educação da cidade de Aquidauana. Sua criação nasceu da vontade e interesses dos fazendeiros da região pantaneira do muniípio, em manter seus funcionários, com filhos em idade escolar, na fazenda. Com objetivo geral de compreender melhor o funcionamentos dessas escolas, traçamos os seguintes objetivos espeíficos: a) compreender o processo de origem, criação e concepção das escolas pantaneiras; b) caracterizar a Escola Pantaneira Santana em sua especificidade de estar inserida numa fazenda no Pantanal Sul-Mato-Grossense e; c) examinar, a partir da visão dos seus fundadores, gestores, professores e pais de alunos, se Escola Pantaneira Santana, possibilitou a formação diferenciada em seu processo pedagógico voltado para o ambiente natural do Pantanal. Para o desenvolvimento da pesquisa do tipo qualitativa, foi realizado um levantamento bibliográfico e um levantamento de documentos a fim de compreender a origem dessas escolas. A ferramenta de investigação adotada foi a entrevista semiestruturada e as impressões e reações das conversas registradas no diário de campo. Concluímos as Escolas Pantaneiras se afastaram do projeto original passando a oferecer uma educação urbanizada caracterizando-a hoje como uma Escola Rural.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado