MARKETING DE RELACIONAMENTO E A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DA MENTALIDADE DAS PESSOAS FRENTE AS ESTRATÉGIAS QUE DEVERIAM SER ADOTADAS PELAS EMPRESAS

Autores/as

  • Milene Pereira Ramos Centro Universitário Araguaia
  • Luana Machado dos Santos Centro Universitário Araguaia
  • Karla Kellem de Lima Centro Universitário Araguaia
  • Ronaldo Rosa dos Santos Júnior Centro Universitário Araguaia

Palabras clave:

Clientes, Fidelização, Marketing de relacionamento.

Resumen

A atual conjuntura do cenário competitivo, requer um esforço dinâmico das empresas, onde estas precisam reformular o conceito da relação empresa/consumidor, deixando de lado o marketing voltado apenas para vendas e lucros e adotar maneiras eficazes direcionadas ao relacionamento e fidelização de clientes e novos clientes. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar para as organizações de micro e pequeno porte, quais são as principais estratégias de marketing esperadas pelos clientes que as organizações poderiam adotar visando garantir um crescimento e fidelização de clientes. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica com um estudo descritivo, exploratório de natureza quantitativo e qualitativo que teve como fonte de investigação o questionário. Foi elaborado um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, a fim de evidenciar e colaborar com a problemática levantada. Os resultados revelaram a forma de garantir a fidelização dos clientes, enfatiza-se que, as empresas devem manter as estratégias ativas, compreendendo e avaliando os eixos centrais. Contudo foi possível identificar que, o processo de fidelização de clientes e de novos clientes ocorre de maneiras diversas, as empresas e os prestadores de serviços são os maiores responsáveis pela venda dos produtos e as suas relações pós-vendas, afinal, os clientes precisam surpreender-se em suas novas visitas para compras, por isso a importância do marketing de relacionamento.

Biografía del autor/a

Milene Pereira Ramos, Centro Universitário Araguaia

Tecnóloga em Administração de pequenas e Médias Empresas. Pós Graduada em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado.

Luana Machado dos Santos, Centro Universitário Araguaia

Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014), MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Consultoria e mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2019). 1º Lugar na Primeira edição do Desafio Indústria 2018 - Hack Innovation em Goiânia - GO. 2º Lugar no Desafio AgroStartup na Campus Party Goias. Professora no Centro Universitário Araguaia e Faculdade Brasileira de Educação e Cultura.

Karla Kellem de Lima, Centro Universitário Araguaia

Mestra em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Docente na Centro Universitário UniAraguaia

Ronaldo Rosa dos Santos Júnior, Centro Universitário Araguaia

Doutor em Educação pela PUC-Goiás. Docente e Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário UniAraguaia.

Publicado

2022-02-24

Número

Sección

Artigos