A INFLUÊNCIA DA ISO 14001 NA POLÍTICA AMBIENTAL MUNDIAL

Autores/as

Palabras clave:

ISO 14001, Sistema de Gestão Ambiental, Sociedade Internacional

Resumen

Nas últimas décadas houve um aumento da preocupação ambiental por parte dos países, expressada pela realização de diversas conferências, como a Rio-92, e pela criação da série ISO 14000 nos anos 1990. A norma de maior destaque da série é a ISO 14001 referente a Sistemas de Gestão Ambiental, criada usando como base as normas britânicas e canadenses e preocupada em promover uma forma de se aumentar a performance ambiental, capaz de também trazer benefícios comerciais como redução de custos. Assim, surgiu a pergunta de o quanto a utilização da norma cresceu desde a sua criação e se a mesma influenciaria nas leis e políticas ambientais dos países em busca de melhoria ambiental. Foram utilizados, principalmente, os levantamentos da ISO referentes ao ano de 2016 sobre o número de certificações ISO 14001 distribuídas entre seus países membros; escolheu-se para análise o Brasil, os Estados Unidos da América e a União Europeia, por seus destaques na política e comércio mundial, e devido aos dados da ISO, a China. Feita essa escolha, analisaram-se as leis e políticas ambientais de cada um deles. Os resultados demonstraram um crescimento superior à 2000% no número de certificações ISO 14001 entre 1999 e 2016, com a China ocupando o primeiro lugar no mundo em número de certificações. Para os EUA, apesar do baixo crescimento perto de outros países, percebeu-se incentivo à utilização da norma por parte do EPA, e quanto à EU, o aumento foi acompanhado do incentivo à obtenção da norma. Já o Brasil, se encontra em primeiro lugar na América do Sul no número de certificações, mas não é notável incentivo a sua utilização ou obtenção; enquanto isso, na China, o aumento no número de certificações parece ter incentivado o fortalecimento de leis e políticas ambientais. Com isso, o estudo pode mostrar a existência de correlação de influência da norma em leis e políticas ambientais e que os países já possuem consciência de seus benefícios ambientais e comerciais.

Biografía del autor/a

Gabrielle Nicodemo Wilkinson Vizcaino

Graduação em Biologia pela UFG em 2016; MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pela Faculdade Araguaia em 2018 e Pós-Graduação em Docência Universitária também pela Faculdade Araguaia, em 2019. Graduação em Relações Internacionais pela UFG em 2021.

Cinthia Martins dos Santos Peixoto, Grupo TOCTAO

Graduada em Tecnologia de Gestão Ambiental/Habilitação Saneamento Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (atual Instituto Federal de Goiás), Especialista em Gestão Ambiental pela Uni-Anhanguera, Mestra em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás. Atua como Gestora Ambiental na construção civil, desenvolvimento urbano e geração de energia hidrelétrica auxiliando na manutenção de Sistema de Gestão Integrado baseado na normas ABNT NBR ISO 14001:2015, ABNT NBR ISO 9001:2015, Siac PBQP-H nível A e OHSAS 18001:2007. Auxilia também no desenvolvimento de projetos de engenharia e na condução de processos de licenciamento ambiental referente a estas áreas.

Publicado

2022-02-24

Número

Sección

Artigos