O LÚDICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA e dA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Bárbara Pereira de Souza Rosa Faculdade Araguaia
  • Gilailde da Silva Antunes

Resumen

O presente estudo apresenta reflexões sobre as relações históricas e contemporâneas entre a Educação Física e a Educação Infantil. A Educação Física na Educação Infantil tem como um dos seus objetivos o desenvolvimento global dos alunos, procurando torná-los mais criativos independentes, responsáveis, críticos e conscientes. As atividades lúdicas têm um importante papel no contexto da Educação Infantil, desta forma deve fazer parte do cotidiano escolar. O brincar, da criança, deve ocupar um lugar especial no espaço privilegiado dentro de sala. Foi pesquisada uma instituição da rede particular, em Aparecida de Goiânia, Goiás, com intuito de observar as aulas de Educação Física, na Educação Infantil bem como uma entrevista com a professora responsável pela disciplina. Percebemos que é importante que o professor seja competente e ainda é preciso que haja métodos e criatividade para o enriquecimento dos conteúdos de acordo com a faixa etária com a qual se está trabalhando. Sendo assim, o professor, além de brincar, deve aprender a lidar com esses conteúdos e utilizar de brinquedos e brincadeiras com a função educativa, afinal por meio delas a criança entra em contato com os outros e com o ambiente, possibilitando que as brincadeiras promovam o desenvolvimento integral das crianças em todos os seus aspectos: cognitivo, motor, cultural e social.

Publicado

2016-07-31

Número

Sección

Artigos