O LÚDICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA e dA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente estudo apresenta reflexões sobre as relações históricas e contemporâneas entre a Educação Física e a Educação Infantil. A Educação Física na Educação Infantil tem como um dos seus objetivos o desenvolvimento global dos alunos, procurando torná-los mais criativos independentes, responsáveis, críticos e conscientes. As atividades lúdicas têm um importante papel no contexto da Educação Infantil, desta forma deve fazer parte do cotidiano escolar. O brincar, da criança, deve ocupar um lugar especial no espaço privilegiado dentro de sala. Foi pesquisada uma instituição da rede particular, em Aparecida de Goiânia, Goiás, com intuito de observar as aulas de Educação Física, na Educação Infantil bem como uma entrevista com a professora responsável pela disciplina. Percebemos que é importante que o professor seja competente e ainda é preciso que haja métodos e criatividade para o enriquecimento dos conteúdos de acordo com a faixa etária com a qual se está trabalhando. Sendo assim, o professor, além de brincar, deve aprender a lidar com esses conteúdos e utilizar de brinquedos e brincadeiras com a função educativa, afinal por meio delas a criança entra em contato com os outros e com o ambiente, possibilitando que as brincadeiras promovam o desenvolvimento integral das crianças em todos os seus aspectos: cognitivo, motor, cultural e social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado