A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E AS (IM)POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Autores/as

  • Gizele Fonseca Damasceno Secretaria Municipal de Educação
  • Ana Flávia Tavares de Melo Secretaria Municipal de Educação

Palabras clave:

PNAIC, prática pedagógica, formação continuada

Resumen

Este trabalho tem como objetivo fomentar uma discussão sobre a formação continuada de professores e as possibilidades de transformação da prática pedagógica. Para tanto, apresentamos uma das possibilidades de formação continuada o "“ Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) "“ que é uma proposta a nível nacional para que o professor possa ter subsídios para complementar a sua prática pedagógica. Entretanto, buscamos uma reflexão à luz de autores como Libânio o que possibilitou perceber nuances que, aparentemente impedem uma reflexão dessa prática e avanços significativos nas discussões.

Biografía del autor/a

Gizele Fonseca Damasceno, Secretaria Municipal de Educação

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2015). Especialista em Psicologia dos Processos Educativos UFG. Psicopedagoga (2010). Graduada em Pedagogia pela PUC-Goiás (2007). Áreas de interesse: processos de ensino e aprendizagem, métodos de ensino e aprendizagem, alfabetização e letramento, psicologia da educação, psicologia sócio-histórico-cultural, teoria crítica.

Ana Flávia Tavares de Melo, Secretaria Municipal de Educação

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (2011). Especialização em Educação Infantil - Alfabetização e letramento pela FABEC (2012). Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação -UFG (2021), foi professora projeto viver bem da ESCOLA SESI SENAI DR. CELSO CHARURI e professora de Educação Física do ensino médio - EBEP da ESCOLA SESI SENAI DR. CELSO CHARURI (2012 - 2015). Foi professora substituta de Educação Física, no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres (2015). Foi professora de Educação Física do CPMG Miriam Benchimol Ferreira com contrato no período de 2016 a 2017. Atualmente professora de Educação Física efetiva da Secretaria Municipal de Goiânia, na Escola Municipal Virgínia Gomes Pereira. . Participa do Grupesquisa de música da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS e do grupo Mão na massa- de pesquisa entre Arte, Cultura e Educação - UFG/GOIÁS.

Publicado

2022-02-24

Número

Sección

Resumos Expandidos Apresentados na IX Semana de Educação da UniAraguaia