UMA ÓTICA DIFERENTE: O ESTÁGIO CURRICULAR EM FILOSOFIA SOB A VISÃO DOS LICENCIANDOS

Autores/as

  • Matheus Furtado Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Palabras clave:

Ensino de Filosofia. Estagiários. Educação básica

Resumen

O presente trabalho resulta de uma pesquisa que teve como objetivo compreender como os graduandos do curso de Ciências Humanas "“ Licenciatura veem o processo de estágio na disciplina de Filosofia. O trabalho se torna importante pela contribuição com a discussão teórica a partir de material empírico, com foco em uma ótica não tradicional sobre o estágio: a dos licenciandos. A metodologia utilizada foi a quali-quantitativa, fazendo uso do método bibliográfico, da aplicação de questionários dissertativos e da hermenêutica para interpretação dos dados. Os resultados demonstram que o estágio cumpre o papel de despertar a reflexão sobre o ensino. Os graduandos observaram que as metodologias de ensino são em grande parte tradicionais e que um dos grandes problemas na educação básica é a falta de formação espeífica em filosofia por parte da maioria dos docentes.

Biografía del autor/a

Matheus Furtado, Universidade de Passo Fundo - UPF

Mestrando em História pela UPF/RS. Licecnciado em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/RS

Evandro Ricardo Guindani, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutor em Educação. Mestre em Ciências da Religião. Licenciado em Filosofia. Professor do Curso de Ciências Humanas - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa de São Borja-RS

Publicado

2022-05-13

Número

Sección

Artigos