ARTE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma Proposta De Ensino Inclusivo

Autores/as

Palabras clave:

Arte, Educação Inclusiva, Deficiência Auditiva, Cidadania.

Resumen

Este artigo se propõe analisar sobre a questão do ensino de Arte para deficientes auditivos no ensino fundamental. Para tanto, verifica "“ se que, para a realização das aulas de arte no contexto escolar público, uma série de ações (Sociais, políticas e educacionais) são empreendidas, a fim de que o educando com deficiência auditiva, receba aulas de qualidades e que atenda aos seus direitos no sentido de contribuir para o seu processo de Cidadania. Ao contrário, do que se observa o ensino de arte a deficientes auditivos na atualidade, é uma rara situação mesmo hoje sendo disponíveis conhecimentos e recursos tecnológicos. Conclusivamente pontua "“ se que as experiências de trabalho escolar, numa proposta inclusiva, para o ensino de arte a deficientes auditivos ainda é um fato isolado e distante da realidade no ensino público e regular no Brasil. Metodologicamente, a pesquisa se fez em fontes bibliográficas e virtuais (Web sites).

Biografía del autor/a

Paulino Antonio da Silva Moreira, Universidade Internacional Iberoamericana

Possui Graduação em Design de Moda pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2012), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José - FPSJ (2017), Especialista em Inovação em Mídias Interativas MediaLab - UFG (2016), Licenciatura em Artes Visuais - ETEP, Especialização em Metodologia do Ensino de Artes - FADYC, Especialização em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho - UFPI, Mestre em educação pela UNIB-PR. Atualmente é professor na Secretaria de Estado da Educação - SEDUC/GO, Docente de Arte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em história da Arte, Cultura Digital Crítica, Performances Culturais, Formação de professores, Alfabetização e Letramento, Arte/Educação, Educação crítica.

Alice Batista de Mendonça Alves, Universidade Estadual de Goiás

Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás, segunda licenciatura em Artes Visuais pelo centro universitario ETEP, Especialista em Libras pela FADYC.

Publicado

2022-09-28

Número

Sección

Artigos