ASPECTOS COLABORATIVOS DAS FUNÇÕES DA EQUIPE PEDAGÓGICA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Autores/as

Palabras clave:

Instituição de ensino, Gestão participativa, Coordenador Pedagógico.

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar as dificuldades que surgem no ambiente escolar e como a equipe de profissionais das instituições de ensino lidam com as mudanças universais que estão cada vez mais rápidas, nos mais diversos aspectos, além de abordar esclarecimentos e compreensão acerca da gestão participativa na escola. A pesquisa surge no contexto de que a escola precisa estar pronta para interagir em todos os contextos que estiver inserida, utilizando-se de diálogo entre os seus componentes, sendo observado o amplo processo de socialização e cultura. Constata-se que na gestão participativa, a figura do coordenador pedagógico é de extrema sutileza, sendo este o mediador entre os docentes e discentes, além de propiciar harmonia no trabalho coletivo da equipe escolar.

Biografía del autor/a

Raphiza Alves Mota, Instituto Educacional Messias Santos (IEMS)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas (FIESC), Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e formação em Técnico em Serviços Públicos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Tem experiência na área de Educação.

Regina Mota Brilhante, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Bacharelado em Direito, pela Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas (FIESC); Licenciatura em Letras - Português e Inglês, pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA); Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); e Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi professora de Língua Inglesa no Centro Educacional de Colinas e na Unidade FISK de Colinas do Tocantins. Iniciou no serviço público a partir de dezembro de 2014, na função de Assistente Administrativo da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins. Atualmente é Advogada, licenciada, e Assistente Jurídico no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região - 1ª Vara de Araguaína/TO. Tem experiência na área de Direito (Trabalho; Constitucional; Administrativo; Previdenciário e Civil) e no Ensino da Língua Inglesa.

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT, docente da Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Centro de Ciências Integradas (CCI-Cimba) Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática e Matemática.

Publicado

2023-01-17

Número

Sección

Artigos