O ANALFABETISMO FUNCIONAL: REFLEXO NAS DESIGUALDADES SOCIAIS DO BRASIL
Palabras clave:
analfabetismo, desigualdades, educação, alfabetização.Resumen
A presente pesquisa, que visa identificar as implicações entre analfabetismo funcional e desigualdade social no Brasil, questiona a relação estabelecida entre essas duas problemáticas e a contextualidade da desigualdade no país. Este estudo é de abordagem qualitativa, com o uso de dados quantitativos, do tipo documental. Os resultados evidenciam o analfabetismo rudimentar e funcional como problema social histórico do Brasil, não apenas um indicativo de determinantes e problemas intraescolares, mas também a influência de condicionantes sociais, históricos, raciais e de gênero que subjugam os coletivos desiguais. Portanto, o analfabetismo relaciona-se com as desigualdades em suas distintas dimensões. Desigualdade extrema que afeta a educação em todas as suas etapas e modalidades. Ao final do estudo, apontou-se que o analfabetismo funcional sempre foi um problema importante e que precisa ser retomado, pois inviabiliza a garantia do direito à Educação.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado