O ANALFABETISMO FUNCIONAL: REFLEXO NAS DESIGUALDADES SOCIAIS DO BRASIL

Autores

  • Rakel Brandão de Souza
  • Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

analfabetismo, desigualdades, educação, alfabetização.

Resumo

A presente pesquisa, que visa identificar as implicações entre analfabetismo funcional e desigualdade social no Brasil, questiona a relação estabelecida entre essas duas problemáticas e a contextualidade da desigualdade no país. Este estudo é de abordagem qualitativa, com o uso de dados quantitativos, do tipo documental. Os resultados evidenciam o analfabetismo rudimentar e funcional como problema social histórico do Brasil, não apenas um indicativo de determinantes e problemas intraescolares, mas também a influência de condicionantes sociais, históricos, raciais e de gênero que subjugam os coletivos desiguais. Portanto, o analfabetismo relaciona-se com as desigualdades em suas distintas dimensões. Desigualdade extrema que afeta a educação em todas as suas etapas e modalidades. Ao final do estudo, apontou-se que o analfabetismo funcional sempre foi um problema importante e que precisa ser retomado, pois inviabiliza a garantia do direito à Educação.

Biografia do Autor

Rakel Brandão de Souza

Pedagoga pela UFG.

Publicado

2023-10-09

Edição

Seção

Artigos