PRECARIZAÇÃO, CONTROLE, INSEGURANÇA E RISCOS NO TRABALHO: A PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES UBERIZADOS
Palabras clave:
Capital, Gig economy, Precarização, Subordinação, Uberização.Resumen
Esta pesquisa objetiva analisar as discussões dos trabalhadores atuantes em plataformas digitais quanto às percepções das realidades experienciadas no seu trabalho. É um estudo com abordagem qualitativa, baseado na técnica netnográfica. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Elaborou-se três categorias de análises a priori, são elas: (i) Gerenciamento e Controle subordinado; (ii) Contratos, pagamentos e benefícios; e, (iii) Condições de trabalho. Foram coletadas 305 postagens. Os resultados mostram que os trabalhadores são gerenciados pelas empresas-plataformas, pois o trabalho, a receita obtida e a quantidade de serviço dependem delas. Além do mais, os trabalhadores assentem com os investimentos e riscos laborais, mesmo não tendo previsão de quanto trabalho e receitas terão. Assim, conclui-se que a liberdade que as plataformas digitais propõem é limitada, pois o controle e poder pelo trabalho está na mão do capital financeiro que detém a plataforma.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado