UM OLHAR BIBLIOGRÁFICO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Palabras clave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Formação de Professores, Práticas PedagógicasResumen
O presente artigo é resultado de pesquisa da linha 2 "Práticas Educativas, Formação de Professores e Inclusão" do Programa de Mestrado Pós "“ Graduação em Educação PPGEDUC da Universidade Federal de Catalão "“ GO Ufcat. Tendo como objetivo apresentar discussões teórico-metodológica sobre a pedagogia histórico-crítica e sua influência nos debates de formações de professores e suas práticas pedagógicas. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica em plataformas como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Portal ANPEd, o Portal Capes, a SciELO Brasil, web-páginas de revistas científicas de programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e a seleção de artigos que foram trabalhados ao longo da linha de pesquisa. Como resultado, constatamos que as concepções da pedagogia histórico-crítica possuem forte influência nos debates teóricos sobre formação de professores e suas práticas pedagógicas, notadamente na defesa de uma prática pedagógica transformadora, fundada no princípio da práxis do trabalho docente (prática orientada pela teoria da transformação social e da luta de classes).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado