BEHAVIORISMOS: ASPECTOS HISTÓRICOS E INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS
Palabras clave:
Behaviorismo Watsoniano, Behaviorismo Metodológico ou Mediacional/Neobehaviorismo, Behaviorismo Radical.Resumen
O Behaviorismo, compreendido como uma abordagem teórica da psicologia, apresenta três posições filosóficas sendo elas: o Behaviorismo Watsoniano/Metodológico, o Mediacional/Neobehaviorismo e o Radical. Estes se diferenciam em vários pontos e se convergem em outros. O objetivo geral do presente artigo foi identificar as mais relevantes influências e precursores de cada Behaviorismo, assim como suas principais características. Além disso, teve como objetivo específico aprofundar sobre o Behaviorismo Radical, visto que é a filosofia da ciência em vigor sobre os estudos do comportamento em psicologia. No Behaviorismo Metodológico, Watson torna o comportamento observável seu objeto de estudo sendo influenciado fortemente pelo objetivismo e mecanicismo, estudos em psicologia animal e a psicologia funcional. O Behaviorismo Mediacional/Neobehaviorismo adicionou a nova variável “organismo” ao estudo comportamental da proposta watsoniana, tendo como precursores Tolman e Hull. Por fim, o Behaviorismo Radical criado pelo psicólogo B. F. Skinner com uma proposta de visão monista divergindo do behaviorismo watsoniano têm como principais influências Darwin, Thorndike e Ernst Mach. Seu objeto e estudo é o comportamento compreendido como a relação entre o organismo e o seu ambiente, a qual é mutuamente influenciável.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA UNIARAGUAIA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado