EVIDÊNCIA DE VALIDADE DE CONTEÚDO DE UMA MEDIDA SOBRE MATURIDADE DE GOVERNANÇA ORGANIZACIONAL
Palabras clave:
Maturidade, Governança Oragnizacional, Avaliação, MedidaResumen
Compreender a maturidade da governança organizacional é verificar se a organização realmente executa e segue as atividades estabelecidas no seu quadro de governança (estruturas, sistemas e processos). Ela associa-se à contínua melhoria das habilidades e processos de uma organização, realizada com vistas ao aumento da sua produtividade em um período definido, o qual, gerenciado, medido, controlado e eficaz quanto processo em evolução organizacional. O estudo constituiu em avaliar a qualidade semântica e de conteúdo das questões da escala, considerando o grau de concordância da compreensão, clareza e importância dos itens propostos. Participaram do estudo sete servidores de instituições públicas na Paraíba, predominantemente do sexo masculino e distintas áreas de atuação, a maioria tinha mestrado. Realizaram-se as estatísticas Kappa, IVC, RVC e indicador de Kuder-Richardson. Todos os itens foram maiores do que 80% no grau de concordância na compreensão, clareza e importância, o índice Kappa variou de 0,90 a 1,00, o Rhô de Kurder-Richardson foi de 0,89, o IVC e RVC foi 1,00. O instrumento revelou que todos os itens alcançaram um percentual de alta concordância dos conteúdos avaliados pelos juízes participantes, tanto na semântica quanto no conteúdo. Houve um alto nível de confiabilidade na avaliação do conteúdo dos itens e adequabilidade perfeita do conteúdo. A escala voltada para mensurar a maturidade de governança organizacional é válida em sua semântica e conteúdo. Na concepção dos juízes, os itens corresponderam a lógica e sentido das questões teoricamente levantadas na compreensão, clareza e importância, garantindo a robustez da validação de conteúdo.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA UNIARAGUAIA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado