ANÁLISE DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA SUBMETIDAS À DIFERENTES AMBIENTES
Resumen
A soja (Glycine max (L.) Merr) é uma cultura de importância econômica global, amplamente utilizada na alimentação, rações e produtos industriais. Manter a qualidade das sementes durante o armazenamento é crucial, uma vez que fatores bióticos e abióticos podem afetar sua viabilidade. O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade fisiológica de sementes de soja armazenadas sob diferentes condições ambientais. O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes (LAS) utilizando quatro cultivares (Neo710 IPRO, BRS 511, 80I82RSF IPRO e Neo 790 IPRO) armazenadas em ambiente controlado e não controlado. Foram realizadas cinco avaliações para cada cultivar entre março de 2023 e fevereiro de 2024, incluindo testes de germinação, envelhecimento acelerado e tetrazólio. Os dados coletados foram submetidos a análise de variância e teste de média (Scott-knott 5%). Os resultados indicaram que, em geral, o ambiente de armazenamento não influenciou significativamente na qualidade fisiológica das sementes ao longo do período avaliado. Contudo, em situações específicas, as condições controladas mostraram-se benéficas, apresentando melhores médias. Embora o armazenamento em curto prazo de 11 meses em condições não controladas não tenha causado alterações significativas na maioria dos testes, manter um ambiente controlado é recomendável para preservar a qualidade fisiológica das sementes de soja em longo prazo.
Palavras-chave: Glycine max L., germinação, tetrazólio.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado