A DISPUTA POR IDENTIDADE DA ETAPA MÉDIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
um passeio histórico até o novo Ensino Médio
Resumen
A lei 13.415 de 2017 alterou o currículo do ensino médio brasileiro, promovendo uma mudança não somente na organização dos componentes curriculares, mas também na lógica formativa desta etapa. Neste artigo, mostraremos como a reforma que inaugurou o Novo Ensino Médio (NEM) está inserida em uma disputa política e social antiga, que remonta aos primórdios da colonização portuguesa. Pretende-se, neste texto, apontar para uma velha dicotomia de classes sociais como centro desta disputa, que encontra na educação uma ferramenta para repasse ideológico e concretização de objetivos mercadológicos. Assim, o NEM passa a ser questionado enquanto novidade, recebendo contornos críticos que permitem uma reflexão mais profunda acerca da reforma.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado