A DISPUTA POR IDENTIDADE DA ETAPA MÉDIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

um passeio histórico até o novo Ensino Médio

Autores/as

Resumen

A lei 13.415 de 2017 alterou o currículo do ensino médio brasileiro, promovendo uma mudança não somente na organização dos componentes curriculares, mas também na lógica formativa desta etapa. Neste artigo, mostraremos como a reforma que inaugurou o Novo Ensino Médio (NEM) está inserida em uma disputa política e social antiga, que remonta aos primórdios da colonização portuguesa. Pretende-se, neste texto, apontar para uma velha dicotomia de classes sociais como centro desta disputa, que encontra na educação uma ferramenta para repasse ideológico e concretização de objetivos mercadológicos. Assim, o NEM passa a ser questionado enquanto novidade, recebendo contornos críticos que permitem uma reflexão mais profunda acerca da reforma.

Biografía del autor/a

Neyha Guedes Dariva, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora de Filosofia da rede estadual do Rio Grande do Sul.

Neiva Afonso Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Filosofia (PUC-RS). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Publicado

2024-12-31

Número

Sección

Artigos