ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL E DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA
Resumen
O envelhecimento é um processo natural que traz alterações no corpo, como a perda de massa corporal, que pode levar à sarcopenia, e o aumento da gordura corporal, que pode resultar em doenças cardiorrespiratórias. A corrida tornou-se uma atividade atrativa para os idosos, pois oferece um desafio que contribui para a capacidade de realizar as atividades diárias. Nesse contexto, objetivo desse trabalho é traçar o perfil da composição corporal e da capacidade funcional em idosos praticantes de corrida de rua. Para tanto, o presente trabalho caracteriza-se como transversal com uma abordagem quantitativa, em que foram realizados testes de sentar e levantar 5 vezes, marcha de 4 metros e teste do degrau. Para avaliar a composição corporal, foram utilizadas a balança de bioimpedância e fita métrica para medir circunferência de cintura (CC), circunferência de quadril (CQ), relação cintura-quadril (RCQ) e circunferência de panturrilha (CP) de ambas as pernas. Como resultado Participaram da pesquisa 7 idosos (3 homens e 4 mulheres), com média de idade 65,14±4,10 anos. No teste de velocidade da marcha os idosos apresentaram uma média de 6,57±0,79 segundos para realização da atividade, escore de pontuação de 2,6±0,53 pontos, e para o teste de sentar e levantar e teste do degrau os idosos pesquisados mostraram médias abaixo do ponto de corte estabelecido para esses testes (13,43±2,94 segundos e 51 repetições respectivamente). Sendo assim, após a análise da composição corporal, antropométrica e da capacidade funcional de idosos corredores de rua, sugere-se que essa atividade seja complementada por exercícios de força para maximizar os benefícios e minimizar os riscos, promovendo uma senescência mais saudável.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado