ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO CAUSADO PELAS METAS ESTABELECIDAS PELAS ORGANIZAÇÕES
Resumen
O estresse físico e mental causado nos colaboradores com as metas estabelecidas e impostas pelas organizações, tem sido algo recorrente no mercado de trabalho. Este estudo procurou demonstrar, através de informações e fatos as fases, causas e sintomas e como esse estresse se manifesta no colaborador e o agravamento deste quadro, com o desenvolvimento de doenças psíquicas. Desta forma, o objetivo geral da pesquisa procurou analisar e compreender como a cobrança excessiva exercida através das metas estabelecidas pelas empresas podem prejudicar a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores que são responsáveis pelo atingimento desses números e resultados estabelecidos pelas organizações que muitas vezes trata-se de algo que é surreal e inalcançável. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório-descritiva. A pesquisa apresenta uma proposta de implantação de estratégias e de educação corporativa, mediante um plano de ação, através da ferramenta 5W2H, com o intuito de minimizar os impactos de uma liderança abusiva e suas consequências para a saúde dos trabalhadores. Os resultados revelaram que a liderança abusiva diminui a produtividade e consequentemente a eficiência, gerando um grande número de colaboradores com doenças ligadas ao emocional e ao psicológico. Contudo, é notório que a implementação de um sistema de educação corporativa, uma estratégia baseada no desenvolvimento de líderes, requer da empresa levar a sério a formação desses profissionais, com o propósito de socializar capacidades, que não coloquem em risco contínuo as empresas, tampouco sacrifiquem os recursos humanos que as constituem, pela ação exacerbada de cobranças abusivas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado