AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: INTERVENIÊNCIAS DE AGÊNCIAS MULTILATERAIS INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

Autores/as

Palabras clave:

educação; políticas educacionais; qualidade; avaliação

Resumen

A qualidade da educação brasileira é um problema que se acentua nas políticas públicas e discursos educacionais, desde, pelo menos, do Período Imperial. Muitas mudanças vêm ocorrendo no cenário das políticas educacionais, porém, sem grandes avanços no tocante à melhoria do ensino. Após promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988, seguida da aprovação da LDBEN 9394/96, a educação passou a compor o rol de interveniências das agências multilaterais internacionais, sob o discurso de educação para todos e qualidade total, medida, principalmente, por avaliações internas e externas. Nesse sentido, este trabalho busca, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, discutir como tais avaliações são desenhadas internacionalmente e quais papéis ocupam a educação e o Estado brasileiro, ao cumprir metas e propor políticas que visam responder os interesses neoliberais, principalmente, internacionais.

Biografía del autor/a

Reginaldo Peixoto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual de Maringá (2000), Formação Pedagógica em Licenciatura em Arte /Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2009), graduação em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (2015), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018). Atualmente é professor de Língua Portuguesa do quadro próprio do magistério - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá (afastado desde 01/03/2025) e professor adjunto efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na Unidade Universitária de Mundo Novo. Atua no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação na UEMS na Unidade de Paranaíba e no Programa de Mestrado Profissional em Educação da UEMS na Unidade de Campo Grande. Tem experiência na área de leitura e produção de texto, língua portuguesa, artes e disciplinas pedagógicas em licenciaturas . Atua nos nos temas formação de professores em gênero e sexualidades e educação especial e inclusiva.

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Publicado

2025-06-08

Número

Sección

Artigos