AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: INTERVENIÊNCIAS DE AGÊNCIAS MULTILATERAIS INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
Palabras clave:
educação; políticas educacionais; qualidade; avaliaçãoResumen
A qualidade da educação brasileira é um problema que se acentua nas políticas públicas e discursos educacionais, desde, pelo menos, do Período Imperial. Muitas mudanças vêm ocorrendo no cenário das políticas educacionais, porém, sem grandes avanços no tocante à melhoria do ensino. Após promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988, seguida da aprovação da LDBEN 9394/96, a educação passou a compor o rol de interveniências das agências multilaterais internacionais, sob o discurso de educação para todos e qualidade total, medida, principalmente, por avaliações internas e externas. Nesse sentido, este trabalho busca, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, discutir como tais avaliações são desenhadas internacionalmente e quais papéis ocupam a educação e o Estado brasileiro, ao cumprir metas e propor políticas que visam responder os interesses neoliberais, principalmente, internacionais.
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