GESTÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM GOIÂNIA: UMA ANALISE DO COMITÊ DE APOIO Ã AGRICULTURA FAMILIAR NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM GOIÁS

Autores/as

  • Natália Ferreira Barbosa Faculdade Araguaia
  • Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida UFSCar

Palabras clave:

Alimentação Escolar, Agricultura Familiar, Segurança Alimentar e Nutricional

Resumen

O presente trabalho aborda a inserção da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar(PNAE) em Goiânia-GO, a partir da análise do Comitê de Apoio à Agricultura Familiar no PNAE em Goiás(CAAF). Nessa perspectiva, o trabalho aponta elementos que possibilitam a compreensão do processo de inclusão da agricultura familiar na alimentação, por meio de uma Rede Interorganizacional de segurança alimentar que foi constituída para dinamizar a execução da Lei 11.947/2009. O trabalho discorre sobre a efetividade desta Rede e oferece subsídios ao CAAF para o desenvolvimento de ações que não visem somente à oferta e a demanda de produtos para a alimentação escolar, e sim, a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) dos beneficiários do programa. O estudo parte do pressuposto que o CAAF é uma rede institucional de contribuição efetiva para a inserção da agricultura familiar no muniípio de Goiânia. Nesse sentido, mostra e caracteriza os atores da rede e aponta elementos para se compreender os processos de inclusão e exclusão desses produtores, a fim de sugerir caminhos que possibilitem maior efetividade social para esse ator produtivo. As ações da Rede se direcionam para este fim, identificando os entraves encontrados por agricultores e gestores e propondo estratégias para a sua superação. Desse modo, consolida-se a compra efetiva dos produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar no muniípio.

Biografía del autor/a

Natália Ferreira Barbosa, Faculdade Araguaia

Professora do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Araguaia

Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida, UFSCar

Professor da UFSCar - Campus Lagoa do Sino.

Publicado

2013-08-01

Número

Sección

Artigos