A RENDA DA TERRA: FATORES DE INFLUÊNCIA NO PREÇO DOS TERRENOS EM APARECIDA DE GOIÂNIA COM BASE NA PLANTA DE VALORES 2010

Autores/as

  • Jeferson de Castro de Vieira PUC-GO
  • Janaína de Holanda Camilo PUC-GO

Palabras clave:

mercado de terras, mais-valias urbanas, plano diretor, gestão urbana

Resumen

A terra é um bem escasso e necessário à todas atividades humanas. Tomando as cidades como omaior produto da humanidade, palco de manifestações sociais nas mais diversas escalas, a nãointervenção do Estado no sentido de redistribuição da constante valorização do solo podeprovocar sérias distorções no tecido urbano com prejuízos a toda a coletividade, principalmenteas camadas sociais excluídas que são empurradas para as periferias cada vez mais distantes.Para a construção de um pacto social que estabeleça o percentual dessa valorização que deve serreinvestido para a coletividade, é preciso conhecer o funcionamento do mercado de terras, seusagentes e influência das ações do Estado nos preços dos terrenos. Nesse sentido, este artigo sepropõe à exploração teórica da justiça social envolvida na recuperação de mais-valias fundiáriasatravés das teorias econômicas usando como estudo de caso o muniípio de Aparecida deGoiânia.

Biografía del autor/a

Jeferson de Castro de Vieira, PUC-GO

Professor do curso de Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da PontifíciaUniversidade Católica de Goiás - PUC-GO. Doutor em Ciências Sociais pela UNB – Universidade deBrasilia.

Janaína de Holanda Camilo, PUC-GO

Mestranda em Desenvolvimento e Planejamento Territorial - Pontifícia UniversidadeCatólica de Goiás - PUC-GO

Publicado

2014-04-01

Número

Sección

Artigos