A RENDA DA TERRA: FATORES DE INFLUÊNCIA NO PREÇO DOS TERRENOS EM APARECIDA DE GOIÂNIA COM BASE NA PLANTA DE VALORES 2010
Palavras-chave:
mercado de terras, mais-valias urbanas, plano diretor, gestão urbanaResumo
A terra é um bem escasso e necessário à todas atividades humanas. Tomando as cidades como omaior produto da humanidade, palco de manifestações sociais nas mais diversas escalas, a nãointervenção do Estado no sentido de redistribuição da constante valorização do solo podeprovocar sérias distorções no tecido urbano com prejuízos a toda a coletividade, principalmenteas camadas sociais excluídas que são empurradas para as periferias cada vez mais distantes.Para a construção de um pacto social que estabeleça o percentual dessa valorização que deve serreinvestido para a coletividade, é preciso conhecer o funcionamento do mercado de terras, seusagentes e influência das ações do Estado nos preços dos terrenos. Nesse sentido, este artigo sepropõe à exploração teórica da justiça social envolvida na recuperação de mais-valias fundiáriasatravés das teorias econômicas usando como estudo de caso o muniípio de Aparecida deGoiânia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado