POLÍTICA DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores/as

  • Danyelle Christina de Brito Chaves Centro Universitário Alves Faria

Palabras clave:

escola, tempo integral, desenvolvimento

Resumen

A escola integral é vista como "um caminho para garantir uma educação pública de qualidade". (GOUVEIA, 2006, p.84). Nesta perspectiva, será abordado neste trabalho, a educação integral, que vive uma crescente demanda na sociedade contemporânea, pois está condicionada a uma carga horária diferenciada, onde os alunos passam o dia na escola, realizando atividades variadas, voltadas para o desenvolvimento social, cognitivo, e também diversas vivências e experiências que o tempo parcial não oferece. Esta jornada ampliada, quando bem aproveitada por alunos que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica, pode ser uma política muito eficiente no combate à desigualdade social. Este artigo trata então de trazer uma análise sobre este perfil escolar à luz do desenvolvimento regional, a fim de propor uma reflexão do assunto.

Biografía del autor/a

Danyelle Christina de Brito Chaves, Centro Universitário Alves Faria

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Pós graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Mestranda em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universiário Alves Faria (UNIALFA), Professora da Rede Estadual de Ensino de Goiás.

Publicado

2017-05-31

Número

Sección

Artigos