IMPACTOS DO RACISMO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA-GO
Palabras clave:
meio ambiente, população urbana, injustiças.Resumen
Em busca de melhores condições de vida, a migração de pessoas do meio rural para o urbano foi praticamente inevitável, o meio urbano não se preparou adequadamente para tantas modificações a curto espaço de tempo gerando assim impactos. Impactos socioeconômicos e injustiças ambientais começaram a se intensificar a partir de então, o racismo ambiental diz respeito às praticas e injustiças sociais e ambientais que recaem de forma desproporcional a grupos e populações de baixa renda, grupos ribeirinhos, indígenas, e étnicos vulneráveis. Este trabalho tem o objetivo de comparar o descaso sofrido por parte da população do muniípio de Goiânia-GO. Como metodologia utilizada pesquisa bibliográfica e documental condizentes ao tema, aplicação de questionário em três zonas do muniípio de Goiânia-GO, sendo levado em conta como pré-requisito para a seleção das zonas maior e menor valor do IPTU, foram entrevistados 45 pessoas de cada zona, entre elas moradores e comerciantes que responderam as questões referentes à coleta de lixo, coleta seletiva, qualidade do transporte público, esgoto, setor energético, segurança pública, agente de endemia, hospital, saúde das crianças, e área de lazer. Analisando as porcentagens obtidas deste questionário, foram comparadas as três zonas, observou-se distinção entre elas, indicando assim o descaso sofrido por uma parte da população na capital de Goiás. A diferenciação entre as zonas de menor e maior valor de imposto mostra má distribuição de recursos como saneamento básico, coleta de lixo, coleta seletiva, segurança pública, hospitais, transporte público e áreas de lazer, deixando claros os impactos do racismo ambiental no muniípio. Para evitar estes transtornos futuros deve ser executado um bom planejamento contando com pessoas capacitadas. O muniípio de Goiânia-GO necessita de fiscalização contínua, pois as zonas podem possuir vários recursos mais nem sempre funcionam adequadamente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado