NOTAS SOBRE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFORMAS E CRISES EDUCACIONAIS EM CONTEXTO

Autores/as

  • Erika Caroline de Oliveira Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palabras clave:

Pedagogical Innovation. Educational Reform. Crisis in Education.

Resumen

Este estudo sobre intervenções na educação escolar visando mudanças, inclusive em contexto de crises educacionais, propõe realizar a distinção, equivalência e reflexão sobre os fundamentos da inovação pedagógica e reforma educacional, partindo do desenvolvimento de uma pesquisa maior já realizada. A partir de uma análise crítica sobre os termos em questão, este estudo configura-se como uma investigação explicativa, cujo procedimento metodológico é embasado pela técnica de pesquisa bibliográfica que estabelece relações e confronto de ideias visando contribuir para novas reflexões sobre o tema. Os resultados apontam, dentre as reflexões e análises conceituais, a relevância da participação docente e da comunidade escolar no processo de intervenções na educação para não comprometer o alcance das inovações pedagógicas e reformas educacionais ou promover resistências, obtendo, assim, as mudanças e melhorias de progresso esperadas.

Palavras-chave: Inovação Pedagógica. Reforma Educacional. Crise na Educação.

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Publicado

2017-06-17

Número

Sección

Artigos