FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DA "NOVO OLHAR: MATEMÁTICA"
Palabras clave:
Filosofia da Educação Matemática. Ensino Médio. Livro Didático.Resumen
A pesquisa tem como temática a Filosofia da Educação Matemática (FEM), área de estudo e pesquisa da Educação Matemática. A problemática instaurada é investigar nos livros didáticos da coleção "Novo Olhar: Matemática", de 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, se as figuras e textos referentes à filósofos e à filosofia da matemática, enquadram-se no campo da FEM e, desta forma organizar e problematizar as articulações e aproximações entre os conteúdos da matemática com a filosofia. A metodologia da pesquisa é organizada no interior do campo da FEM proposta por Maria Aparecida Bicudo e envolvem duas partes: a primeira, a lógica da "presença" da temática da filosofia junto ao(s) conteúdo(s) proposto(s); a segunda é um aprofundamento dos conceitos filosóficos abordados, lançando questionamentos, criticidade e articulação no interior da filosofia, da filosofia da educação e, obviamente, da FEM. Os resultados apontam uma fragilidade conceitual na análise filosófica, sobretudo, a abordagem da filosofia é muito superficial, bem como, são de difícil assimilação e compreensão aos estudantes, ou seja, são muito estanques na forma de apresentação. Conclui-se que a pesquisa responde à sua problemática, mas sob algumas restrições, dentre elas, a necessidade de maior clareza na relação do conteúdo matemático com a FEM.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado