ÍNDICE DE PERDAS NO ABASTECIMENTO PÚBLICO EM CORUMBÁ DE GOIÁS
Palabras clave:
Índice de Perdas, Abastecimento, Hidráulica, Água, Saneamento.Resumen
O principal desafio enfrentado pelos gestores das áreas urbanas do Brasil é a garantia do abastecimento e fornecimento de água tratada para a população. Têm-se expressivas reservas de água doce, contudo, concentrada nos menores centros urbanos enquanto, as regiões de maiores densidades populacionais convivem com a sua falta. Mas, a água que é conduzida para esses centros urbanos via distribuição ainda são perdidas durante esse processo. Em 2015 o índice de perdas no abastecimento público de água no Brasil foi alto. Pode ser citado o exemplo de 76,50% no Amapá. Para Goiás o índice foi de 28,80%. As perdas no sistema devem-se a ligações clandestinas e vazamentos na rede de distribuição. A sede municipal de Corumbá de Goiás possui um serviço de abastecimento de água municipalizado. Este trabalho tem por objetivo informar e detalhar o índice de perdas no sistema de abastecimento de água da sede municipal de Corumbá de Goiás, promovendo com informações pertinentes à proposta de intervenção no sistema. A determinação do índice de perdas no sistema de abastecimento de água foi por meio de verificações in loco e de elaboração de planilhas com os consumos medidos e disponibilizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Como resultado obteve-se um alto índice de perdas (44,72%) em relação ao Estado de Goiás, que segundo o Sistema Nacional de Informações de Saneamento é um dos estados com menor índice de perdas assim é necessário que sejam realizadas intervenções no sistema de forma a reduzir estes valores.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado