A PROPOSTA DE CICLO DE FORMAÇÃO NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
Palabras clave:
políticas educacionais – ciclo de formação - reprovaçãoResumen
O presente registro objetivou realizar uma análise reflexiva, com base em estudo bibliográfico, acerca do contexto histórico do surgimento da proposta de ciclos de formação humana, no Brasil. O estudo parte de uma reflexão referente ao contexto das políticas educacionais brasileiras, subsidiado pela análise do panorama das políticas internacionais delineadas ao longo do século XX. Destacam-se as décadas de 1980 e 1990, período de implantação e expansão da proposta de ciclos, e momento histórico de abertura política e econômica do Brasil, no qual se delineia o avanço das políticas neoliberais e a centralidade da educação nos discursos das políticas educacionais tanto no âmbito nacional quanto internacional. O objetivo principal é buscar apreender o contexto histórico, político e econômico e suas relações com o ideário da não reprovação que se constitui no cenário educacional do país neste período.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado