A PROPOSTA DE CICLO DE FORMAÇÃO NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

Autores/as

  • Alessandra Mendonça Leão Faculdade Araguaia

Palabras clave:

políticas educacionais – ciclo de formação - reprovação

Resumen

 O presente registro objetivou realizar uma análise reflexiva, com base em estudo bibliográfico, acerca do contexto histórico do surgimento da proposta de ciclos de formação humana, no Brasil. O estudo parte de uma reflexão referente ao contexto das políticas educacionais brasileiras, subsidiado pela análise do panorama das políticas internacionais delineadas ao longo do século XX. Destacam-se as décadas de 1980 e 1990, período de implantação e expansão da proposta de ciclos, e momento histórico de abertura política e econômica do Brasil, no qual se delineia o avanço das políticas neoliberais e a centralidade da educação nos discursos das políticas educacionais tanto no âmbito nacional quanto internacional. O objetivo principal é buscar apreender o contexto histórico, político e econômico e suas relações com o ideário da não reprovação que se constitui no cenário educacional do país neste período.

 

Biografía del autor/a

Alessandra Mendonça Leão, Faculdade Araguaia

 Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Goiás. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Araguaia. Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa da Linguagem Escrita – LERESCREVER.

Publicado

2012-04-15

Número

Sección

Artigos