INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR
Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar a produção científica publicada na Revista Educação Especial sobre as temáticas de acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino superior. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, a qual foi conduzida no ambiente virtual da base de dados deste periódico em busca de trabalhos publicados entre os anos de 2010 a 2018, com os resultados sendo submetidos à análise de conteúdo. Dos 22 artigos encontrados no banco de dados, apenas 11 entraram na pesquisa, o que se deveu aos critérios de inclusão e exclusão adotados por este estudo. A estratégia de busca se deu através das palavras: inclusão, Educação Inclusiva, ensino superior e pessoa com deficiência. Os estudos analisados destacaram a importância da acessibilidade para garantir a permanência dos alunos com deficiência no ensino superior, e as categorias consideradas importantes para a implantação dessas medidas foram a elaboração de políticas públicas inclusivas, o uso de tecnologias assistivas, uma prática pedagógica inclusiva e adaptações curriculares, estruturais e atitudinais da instituição de ensino.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado