A QUEBRA DA ESTEREOTIPAGEM DO CIENTISTA LOUCO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE GOIÂNIA, GOIÁS, BRASIL

Autores/as

  • Thainara Policarpo Mendes Universidade Federal de Goiás
  • Jéssica Custódio da Silva Rabelo Universidade Federal de Goiás
  • Jaqueline Aparecida de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Gislene Souza de Azevedo SEDUC - Goiânia - Goiás
  • Simone Maria Saboia-Morais Saboia-Morais Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Federal da Universidade Federal de Goiás

Resumen

Este trabalho objetivou a quebra de estereotipagem do cientista louco em uma escola pública do muniípio de Goiânia. Para tanto, foi aplicado um questionário para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, o qual os estudantes deveriam assinalar as alternativas que correspondiam à um cientista. Posteriormente foi explicado o que é um cientista, e por meio de um teatro, mostrar aos alunos que qualquer pessoa pode ser cientista e consequentemente pode fazer ciência. Os resultados mostram que ainda existe a estereotipagem do cientista louco, que pode ser quebrada a partir de uma intervenção lúdica.

Palavras-chave: Cientista, esterotipagem, educação básica, ciência.

Publicado

2019-04-01

Número

Sección

Artigos