O PROFESSOR COMO COMUNICADOR E MEDIADOR DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
Palabras clave:
Professor comunicador, Voz, Fatores de risco, Condições de trabalhoResumen
O presente trabalho teve por objetivo estudar e compreender o papel do professor como um comunicador no processo de ensino e aprendizagem, o uso da voz como instrumento primordial em sua atividade laboral e quais as principais influências do meio no qual trabalha e das condicionantes organizacionais no exerício de suas funções. Para tanto buscou referências bibliográficas e eletrônicas que, somadas ao conhecimento adquirido pelos autores durante as aulas de Metodologia da Comunicação Oral do Curso de Especialização em Docência Universitária da Faculdade Araguaia, permitiram estabelecer uma leitura mais circunstanciada, ampla e multidisciplinar a respeito da atividade docente, dos riscos apresentados à saúde e notadamente à voz do professor, suas fontes e consequências para a qualidade de vida deste profissional e para a eficiência do aprendizado do aluno. Aborda questões básicas relativas à fonoaudiologia, aos espaços edificados que abrigam as escolas, à s condições espaciais, ambientais e políticas que configuram o cenário contemporâneo da atividade docente. Conclui indicando, em síntese, interrelações necessárias à ação qualificadora do docente e sua atividade.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado