APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA FINS NÃO POTÁVEIS
Resumen
A água é recurso de suma importância para a vida, sendo passível de escassez, pois considerando-se seu ciclo natural é longo o tempo necessário para se tornar potável. O Brasil sofre com escassez de água, mesmo localizado em um continente que possui inúmeras reservas hídricas. Cresce, como consequência disso, a necessidade de mecanismos que ofereçam possibilidades de reuso da água, já que, mesmo abundante não é inesgotável em sua disponibilidade. Neste artigo, será apresentado um protótipo de funcionamento simples e de baixo custo, para tratamento de água, que consiste basicamente em um sistema composto por filtragem física, química e biológica, com a finalidade de torná-la própria para reutilização. Serão expostos, também, os resultados dos testes laboratoriais que certificam a qualidade da água de primeira e décima chuva tratada pelo protótipo, a qual apresentou melhoras em seus parâmetros, como na DBO que ocorreu uma redução de 100% para água de primeira chuva, para água de décima chuva houve uma redução de 100% para DQO. Além disso, o sistema manteve estáveis as características que já eram positivas.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado