INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: A AUSÊNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS COMO OBSTÁCULO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Resumen
A realização de aulaspráticas, em ambientes formais e não formais,nas disciplinas Ciências e Biologia complementam as aulas teóricas, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem. Infelizmente, a ausência das aulas práticas tem prejudicado o aprendizado de estudantes do ensino básico. A partir de um levantamento bibliográfico de artigos científicos, o presente trabalho identificou algumas dificuldades dos professores em ministrar como aulas práticas nas escolas brasileiras. Os docentes consideram que a falta de estrutura das instituições de ensino e domínio não são de conteúdo como principais dificuldades para a realização de práticas práticas, mas ainda destacam: indisciplina de alunos e falta de tempo para o preparo das aulas. Visando auxiliar e motivar os docentes na realização de práticas práticas, o presente artigo apresenta sugestões sites gratuitos que disponibilizam aulas práticas que não exigem laboratórios e podem ser adequadas à realidade de cada instituição. Assim, o professor pode buscar alternativas para enfrentar como dificuldades na realização das práticas práticas e adequar a cada região brasileira. Além disso, torna-se necessária uma continuidade das melhorias do ensino não Brasil, não apenas por parte do professor, mas por todos aqueles que de alguma forma participam do sucesso do processo de ensino - aprendizagem, inclusive os familiares e responsáveis.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado