INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: A AUSÊNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS COMO OBSTÁCULO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Autores

  • Nayane Gomes do Rozário Faculdade Araguaia
  • Rodrigo da Silva Santos Universidade Federal de Goiás
  • Aline Helena da Silva Cruz Faculdade Araguaia (Unidade Bueno) Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce-GO)

Resumo

A realização de aulaspráticas, em ambientes formais e não formais,nas disciplinas Ciências e Biologia complementam as aulas teóricas, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem. Infelizmente, a ausência das aulas práticas tem prejudicado o aprendizado de estudantes do ensino básico. A partir de um levantamento bibliográfico de artigos científicos, o presente trabalho identificou algumas dificuldades dos professores em ministrar como aulas práticas nas escolas brasileiras. Os docentes consideram que a falta de estrutura das instituições de ensino e domínio não são de conteúdo como principais dificuldades para a realização de práticas práticas, mas ainda destacam: indisciplina de alunos e falta de tempo para o preparo das aulas. Visando auxiliar e motivar os docentes na realização de práticas práticas, o presente artigo apresenta sugestões sites gratuitos que disponibilizam aulas práticas que não exigem laboratórios e podem ser adequadas à realidade de cada instituição. Assim, o professor pode buscar alternativas para enfrentar como dificuldades na realização das práticas práticas e adequar a cada região brasileira. Além disso, torna-se necessária uma continuidade das melhorias do ensino não Brasil, não apenas por parte do professor, mas por todos aqueles que de alguma forma participam do sucesso do processo de ensino - aprendizagem, inclusive os familiares e responsáveis.

Biografia do Autor

Aline Helena da Silva Cruz, Faculdade Araguaia (Unidade Bueno) Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce-GO)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2004), mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2007), doutorado em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2013),Pós-doutorado pelo Departamento de Ciências Fisiológicas da UFG (2015), atuando na área de Genética Humana e Médica, Biologia Molecular e Bioquímica no Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Molecular do Instituto de Ciências Biológicas da UFG. Além de possuir especialização em Bioquímica e bioinformática pelo Max Planck Institute na Humboldt-Universität zu Berlin;, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e doutorado sanduíche no departamento de genética da Universidad de Sevilla. Tem experiência nas áreas de Educação básica e superior nas áreas de Biologia Geral, Microbiologia, Histologia, Embriologia, Genética, Bioquímica, Biologia Molecular, Fisiologia, Informática Médica e Parasitologia.

Downloads

Publicado

2020-01-16

Edição

Seção

Artigos