ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA SOBRE CONFORTO TÉRMICO EM EDIFICAÇÕES
Resumen
Atualmente o contínuo interesse por novas fontes de conhecimento tem alcançado destaque nas áreas da ciência e tecnologia. Dessa forma, é necessário o uso de técnicas que avaliem as produções científicas de países e regiões, e uma dessas ferramentas é a cienciometria. O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma análise cienciométrica de publicações sobre conforto térmico em edificações. Para tal, foi realizado um levantamento de publicações científicas na plataforma de pesquisa Web of Science, no período de 1991 a 2016, utilizando as palavras-chave "thermal comfort in buildings", "thermal comfort" and "methods" e "thermal comfort" and "materials". Os referidos artigos foram lidos, filtrados e quantificados. Os resultados demonstraram o crescimento nas publicações de artigos, sobretudo na Europa. O artigo "Using advanced cool materials in the urban built environment to mitigate heat islands and improve thermal comfort conditions" foi o que obteve o maior número de citações, com um total de 141. Relativo aos assuntos, os temas mais abordados foram materiais, desempenho térmico voltado para economia de energia e materiais de mudança de fase. O controle energético visando, principalmente, a sustentabilidade e a contenção de energia é a temática de diversos artigos e o interesse dos estudiosos é crescente nessa área. O vínculo entre o índice de desenvolvimento humano elevado juntamente com o avanço tecnológico nos países estudados foi confirmado. Verificou-se que a maioria das pesquisas visam edificações que tenham capacidade de se suprir energeticamente sem prejudicar o meio ambiente, e trazer conforto térmico aos usuários. Apesar de o Brasil ter tido um avanço nas pesquisas em geral, observou-se que o país ainda não promoveu muitas pesquisas sobre conforto térmico em edificações.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado