ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
Palabras clave:
aprendizagemResumen
A psicopedagogia busca evidenciar e analisar as causas que implicam na aquisição dos processos de aprendizagem humana, deste modo, atua em diferentes frentes e com diferentes estratégias para identificar e auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem. Sua importância está pautada na necessidade de se melhorar as condições de aprendizagem e desenvolvimento humano, proporcionando à criança diferentes possibilidades de se adquirir o conhecimento. A psicopedagogia atua não somente nas escolas, mas também em clínicas e empresas. Neste trabalho especificamente, buscou-se evidenciar a importância do psicopedagogo nas situações que implicam dificuldade de aprendizagem no âmbito escolar institucional. O trabalho caracterizou-se por um estudo de caso, em um 2º ano do Ensino Fundamental I, indicado pela direção da escola por ser uma turma que apresenta diversos casos de alunos com problema de aprendizagem. Para a intervenção psicopedagógica foram utilizados conceitos, métodos e técnicas como observações, entrevistas, aplicação e análise de atividades lúdicas, provas projetivas de Jorge Visca citado por Leal e Nogueira (2011) e a Entrevista Operacional Centrada na Modalidade de Ensino Aprendizagem, criado por Carlberg, que se baseou na Entrevista Operacional Centrada na Aprendizagem de Jorge Visca (OLIVEIRA, 2009). Dessa forma, buscou-se contribuir, para orientar o processo de ensino aprendizagem da turma na referida escola. A partir do estudo proposto, observou-se que aspectos externos de âmbito familiar estão entre os principais motivos apontados que refletem o baixo desempenho escolar do alunado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado