CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O USO DO JOGO DE XADREZ
Palabras clave:
Educação Matemática. Jogo de Xadrez. Ensino-Aprendizagem.Resumen
O presente artigo apresenta uma pesquisa que objetivou propor o uso do jogo de xadrez como um recurso didático para melhorar o aprendizado dos alunos nas aulas de Matemática. Para isso, desenvolvemos um levantamento bibliográfico de alguns dos principais estudos que abordam a temática e uma pesquisa-ação com a utilização do Jogo Xadrez em sala de aula, a qual foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Pré-Universitário de Araguaína/TO. Com a utilização do xadrez em aulas de matemática, o aluno tende a desenvolver o racioínio lógico, antecipação, tomada de decisões, planejamento, visão de espaço, relação de ganho e perda, dentre outras habilidades que são fundamentais para a aprendizagem de Matemática. O desenvolvimento desta pesquisa proporcionou uma efetiva aprendizagem dos alunos que participaram, indicando que a utilização de jogos, mesmo como mecanismo de contextualização, tende a funcionar como ferramenta pedagógica útil para o ensino de Matemática na educação básica.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado